Procurando conquistar novos públicos, nomeadamente fora de portas – ou seja, noutros mercados que não os EUA –, a Jeep definiu já a estratégia: uma forte ofensiva de produto, composta não apenas por propostas já conhecidas e entretanto renovadas, mas também por estreias no portefólio do fabricante norte-americano.

É já conhecida a decisão de fazer renascer o Wagoneer, nome que passará a ser a nova referência do luxo na marca. Mas ainda mais aguardada será a futura proposta para o segmento A – algo que a Jeep nunca teve e que se destinará a outros mercados que não os Estados Unidos, onde este segmento praticamente não existe. Para já, pouco ou nada se sabe a este respeito. Entrando no domínio das conjecturas, as expectativas são de que o modelo venha a utilizar uma das plataformas Fiat – a da Panda, possivelmente.

Aliás, quanto ao Renegade, que é o modelo de entrada na gama do fabricante, deverá ser actualizado já durante o próximo ano, ou seja, a meio do seu ciclo de vida, uma vez que foi lançado em 2014. A renovação deverá passar por um simples facelift, acompanhado de algumas melhorias em termos tecnológicos e de equipamento.

Novidade total é, pelo contrário, o novo Compass, que chega a Portugal já no próximo mês e que é o senhor que se segue, depois da apresentação do novo Cherokee – este último, agora já produzido na fábrica de Belvidere, no estado norte-americano do Illinois.

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Assim e no caso do Cherokee, uma futura renovação, só mesmo lá para 2021. Ou seja, por volta da mesma altura do restyling do agora ainda novo em folha Compass.

Quanto ao popular Wrangler, é esperada uma nova geração para 2018, cuja apresentação deverá ter lugar no próximo Salão Automóvel de Los Angeles, EUA. Tudo apontando para que a comercialização arranque logo a seguir, fazendo prever a chegada aos diferentes mercados ainda no decurso do próximo ano.

Novo, neste modelo, será a variante pick-up, denominada no mercado americano JT. É possível que chegue em finais de 2018, com muitos órgãos de informação a garantirem já que esta pick-up será também a oportunidade de ressuscitar mais uma denominação histórica – Scrambler.

Jeep Scrambler

Quanto ao até aqui topo de gama, o Grand Cherokee, os planos inicialmente divulgados falavam na possibilidade de o modelo vir a ter uma nova geração, já em 2018. Mas como nada mais transpirou nesse sentido, o mais certo é mesmo que só em 2019 vejamos um sucessor.

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Até lá, o melhor será aguardar (ansiosamente) pela versão Grand Cherokee SRT Trackhawk de 717 cv (!), cuja chegada aos concessionários deverá estar para breve, ou seja, ainda antes do final de 2017.

Finalmente, o não menos aguardado Wagoneer/Grand Wagoneer – o futuro SUV de luxo com o emblema da Jeep e três filas de bancos no interior – só deverá chegar em 2019, com base na enorme pick-up RAM 1500. Uma vez em comercialização, passará a ser o modelo mais estatutário do fabricante.