O tremor de terra foi registado às 05:38 hora local (11:38 hora de Lisboa) e o epicentro (zona da superfície terrestre onde a intensidade de um abalo sísmico é mais elevada e onde este alcançou em primeiro lugar o nível do solo, fica localizada por cima do hipocentro) foi localizado a 123 quilómetros a sudeste de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca, de acordo com dados recolhidos pelo Sistema de Alerta Sísmico Mexicano (SASMEX).

O SASMEX informou que o sismo foi “confirmado por 12 sensores” e que o sistema de alerta “não acionou nenhum sinal porque a energia gerada durante os primeiros segundos não superou os níveis estabelecidos” pelo próprio sistema.

Este novo abalo acontece quatro dias depois do forte sismo de 7,1 que atingiu a capital do país, Cidade do México, e que provocou pelo menos 292 mortos, segundo o último balanço das autoridades mexicanas.

Várias equipas de resgate permanecem no terreno à procura de vítimas nos escombros dos edifícios que não resistiram ao sismo de terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR