Bitcoin

Bitcoin é “forma de especulação”, diz Vítor Constâncio

110

O vice-presidente do Banco Central Europeu considera que a moeda virtual bitcoin não é uma moeda mas sim "uma forma de especulação". Cada bitcoin valia, no fim da semana, 3.600 dólares

AFP/Getty Images

Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), não considera a bitcoin como uma moeda digital mas sim como “uma forma de especulação”.

Numa conferência de imprensa na sede do BCE, o responsável, que já dirigiu o Banco de Portugal, mostrou que não tem medo que a bitcoin possa colocar em cheque o euro e comparou a moeda digital a uma tulipa. “A bitcoin é como a febre da tulipa. É um instrumento de especulação para aqueles que querem apostar em algo que pode subir ou descer 40% ou 50% em poucos dias”, disse Constâncio, referindo-se aos valores astronómicos que os bolbos destas atingiram no século XVII cerca de seis vezes o salário médio de um holandês.

E Constâncio não está sozinho. Jamie Dimon, presidente executivo do JPMorgan também já disse que a bitcoin “é uma fraude”, afirmando mesmo que é “pior que a dos bolbos de túlipas”.

Também Mario Draghi, o presidente do BCE, decidiu travar uma proposta da Estónia para lançar uma moeda digital, com o argumento de que “a única moeda válida na zona euro é o euro”.

A divisa digital tem registado uma forte valorização desde o início do ano. Terminou a última semana a negociar nos 3.600 dólares, tendo variado entre os 752 e os 4.921 dólares, o valor mais elevado de sempre.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças

Um bitcoin por uma incrível taça de chá /premium

José Miguel Pinto dos Santos
626

Qual é o valor de um bitcoin? Uma barra de ouro, uma casa ou um quadro de Picasso? É exatamente igual àquilo que nós, os homens, na nossa inconstância e vaidade lhe queiramos dar. Nem mais, nem menos.

Política

A protecção da família em Portugal

Luiz Cabral de Moncada

A família, enquanto célula principal da sociedade e berço da moral, como bem se sabe na Calábria, está mais garantida do que nunca. Nunca será esquecida pelos partidos quando no poder político.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)