Apesar dos SUV serem, por definição, modelos mais virados para a família e para actividades de lazer, incluindo algumas incursões por estradas de terra, a verdade é que está a crescer a apetência para oferecer esta classe de veículo com características mais desportivas.

A Volkswagen já tinha apresentado a versão R-Line do T-Roc, modelo que fabrica em Portugal, nas instalações que possui em Palmela, mas esta versão, de aspecto mais desportivo, é-o apenas no plano estético, uma vez que os motores que a servem são os mesmos dos T-Roc mais acessíveis. Mas isto está em vias de ser alterado.

No seguimento das declarações do CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, em que este admitiu que a marca estava a avaliar a produção de uma versão R, mais potente e desportiva, do mais pequeno dos seus SUV, eis que um T-Roc mais musculado é apanhado a rodar em Nürburgring e em diversos locais na Alemanha.

O T-Roc R, que será igualmente produzido em Portugal, herdará a mecânica do Golf R, ou seja, o motor 2.0 sobrealimentado com 310 cv, associado a uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades. E o T-Roc “de corridas” recuperará ainda do mais assanhado dos Golf a sua transmissão integral, de forma a optimizar-lhe o comportamento em asfalto, mas também em pisos de terra. De recordar que este motor 2.0 Turbo com 310 cv, além do Golf R, pode ser encontrado no Seat Leon Cupra R.