À procura de investidores há já quase dois anos e não colocando de parte da possibilidade de vender a totalidade do seu capital, o grupo automóvel ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles (FCA) pode, afinal, ter mesmo encontrado, no Oriente, o tão desejado pretendente. Quem? Nada mais, nada menos, que o gigante sul-coreano Hyundai Motor Company.

A notícia é avançada pelo jornal norte-americano The Detroit Bureau. Segundo fontes contactadas por este mesmo diário, o gigante de Seul terá já feito saber do seu interesse em adquirir a FCA, confirmando assim rumores surgidos ainda em Agosto, logo após o encontro de responsáveis do grupo ítalo-americano com potenciais interessados chineses. Entre os quais estarão ainda pretendentes como a Dongfeng Motor Corporation, ou até mesmo a Zhejiang Geely – dona, entre outras marcas, da sueca Volvo.

Caso o ‘casamento’ venha a ser mesmo com a Hyundai, o gigante sul-coreano tornar-se-á o maior construtor automóvel mundial, garante um analista da Eugene Investments & Securities, Lee Jay-il. Recordando que, em conjunto, Hyundai e FCA venderam, só em 2016, qualquer coisa como 11,5 milhões de unidades.

“A possibilidade do fabricante automóvel chinês Great Wall Motors vir a adquirir a Jeep foi, efectivamente, aventada, sendo que a Hyundai Motor também acabou sendo referida como potencial compradora”, afirmou Jae-il.

Apesar destas notícias, a Hyundai Motor Company e a FCA têm procurado manter quaisquer negociações em segredo, com a primeira a negar até a existência de qualquer compromisso entre os dois fabricantes. Isto, ao mesmo tempo que o CEO do fabricante ítalo-americano, Sergio Marchionne, garantiu já não ter recebido qualquer proposta oficial de compra, seja de empresas chinesas, ou de qualquer outro interessado.

A FCA terminou 2016 com uma receita de 111.018 mil milhões de euros, da qual 1.814 mil milhões foram lucro. Actualmente, o grupo é o sétimo maior fabricante automóvel mundial, possui mais de 225 mil trabalhadores em todo o mundo, operando em quatro diferentes regiões do globo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR