O presidente do Banco Central Europeu (BCE) considerou esta segunda-feira que a subida do rating de Portugal decidida pela agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.

Em resposta a uma questão do eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, durante um debate na comissão de Assuntos Económicos e Financeiros do Parlamento Europeu, em Bruxelas, Mario Draghi observou que “a revisão pela S&P do rating de Portugal reflete a melhoria geral do país e as reformas feitas pelo país e, de uma forma mais geral, traduz a melhoria global da situação económica da zona euro”.

O presidente do BCE comentou que “todos os Estados-membros beneficiam” da atual situação económica da zona euro e observou que se assiste atualmente a um período de “contágio” pela positiva, “de uns países para os outros”.

“Quando um país está bem, ajuda os outros, e os outros ajudam-no. E é a isso que estamos a assistir”, sustentou.

A 16 de setembro, a S&P decidiu tirar Portugal do ‘lixo’, revendo em alta o rating atribuído à dívida soberana portuguesa de ‘BB+’ para ‘BBB-‘, primeiro nível de investimento. Com esta revisão em alta, Portugal volta a ter uma notação de investimento, atribuída por uma das três principais agências de rating mundiais.

Agência S&P tira “rating” de Portugal de “lixo”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR