Estamos habituados a associar resgates de vírus informáticos a dinheiro através das moedas virtuais bitcoins, mas este vírus é diferente: pede fotografias de nus (nudes) como pagamento do resgate.

Chama-se nRansomware e, tal como o nome indica, é um ransomware (um malware que encripta informações pessoais). O vírus foi descoberto por um grupo de investigadores, a MalwareHunterTeam, que publicou na semana passada a mensagem que aparece no monitor de um computador infetado.

Para desbloquear as informações e ter acesso ao conteúdo, o utilizador terá de contactar o grupo de hackers através de um email. Mas atenção: terá de enviar “pelo menos 10 fotos nuas de si”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois disso vamos verificar que as nudes são suas. Quando estiver verificado, dar-lhe-emos o código de desbloqueio e vamos vender as suas nudes na deep web“, lê-se na mensagem.

O que é a deep web?

Mostrar Esconder

É um local encriptado na internet onde cibercriminosos compram conteúdo ilegal ou restrito – como pornografia infantil e armas. A deep web caracteriza-se por ser de acesso restrito e protegido.

Segundo o El Mundo, ainda não é claro o número de pessoas que podem ter sido já afetadas por este vírus, mas de acordo com investigadores o ataque é legítimo. A 4gnews diz que até agora o malware só foi detetado num ficheiro nRansom.exe, o que significa que apenas afeta utilizadores que utilizem o sistema operativo Windows.

Os 20 recantos mais obscuros da Internet