BBC

BBC lança serviço radiofónico destinado à Coreia do Norte

A cadeia de televisão britânica lançou um serviço radiofónico de onda curta para poder chegar à Coreia do Norte. O regime de Pyongyang censura toda a informação exterior que chega ao país.

A BBC junta-se a outros serviços de onda média como a Voz da América e a Radio Free Asia

ANDY RAIN/EPA

A cadeia de televisão pública britânica BBC lançou esta terça-feira o seu novo serviço radiofónico em coreano destinado principalmente à Coreia do Norte, onde o regime censura toda a informação que não venha do Estado.

O serviço, que pode ser acedido também pela Internet, vai ter boletins de notícias e espaços dedicados ao desporto, economia e cultura.

O novo serviço vai integrar jornalistas, que vão estar sediados em Seul, Londres e Washington, e os correspondentes da BBC espalhados pelo mundo.

De acordo com a BBC, o regime norte-coreano manipula os aparelhos de televisão e rádio que os seus cidadãos compram para que só possam sintonizar os meios estatais e é crime quebrar as barreiras para conseguir receber emissões estrangeiras.

No entanto, essas transmissões podem ser recebidas em aparelhos de rádio de onda curta que, tal como as televisões ou leitores de DVD fabricados no estrangeiro podem ser adquiridos no mercado negro.

A BBC vem juntar-se assim a outros serviços em coreano de onda curta que já existem como as emissoras norte-americanas Voz da América e Radio Free Asia, ou como a Free North Korea, que reúne norte-coreanos desertores que residem no sul, mas não está ligada a qualquer governo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
BBC

Civilização: uma herança frágil

João Carlos Espada

Faço votos de que a nova série sobre ‘Civilizações’ (no plural) exprima a mesma confiança nas virtudes da velha série sobre a ‘Civilização’: ordem, tranquilidade, decoro, modéstia, bom senso e beleza.

Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)