Mais uma exoneração no Exército. O Diário de Notícias escreve, esta terça-feira, que o major-general Marco Serronha foi exonerado há uma semana do cargo de diretor coordenador do Estado-Maior do Exército e enviado para o gabinete do comandante das Forças Terrestres (CTF).

A notícia foi confirmada ao DN pelo porta-voz do ramo, que não referiu as razões da decisão, pelo que fica por perceber, acrescenta o jornal, se esta transferência de posto foi uma penalização ou se antecipa a nomeação para Comandante das Forças Terrestres. As últimas exonerações aconteceram em julho, depois do assalto aos Paióis de Tancos, quando cinco comandantes foram exonerados temporariamente para não comprometer as averiguações internas. Concluídas as averiguações, esses militares foram readmitidos.

Tancos. Comandantes exonerados voltam às mesmas funções

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas últimas semanas têm-se multiplicado notícias sobre Tancos. Depois de o Expresso ter noticiado a existência de um despacho que visava alterar e reforçar segurança nos paióis de Tancos e que teria ficado por assinar no gabinete do chefe de Estado-Maior do Exército desde o ano passado, este fim de semana o semanário voltou a noticiar um novo relatório alegadamente do serviço de informações militares onde, segundo o Expresso, se pode ler que o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, agiu com “ligeireza, quase imprudente”, revelando uma “arrogância quase cínica” e fazendo “declarações arriscadas e de intenções duvidosas”. Esse documento foi entretanto desmentido pelas Forças Armadas e o primeiro-ministro veio dizer que não é autêntico.

Tancos. Relatório de militares diz que ministro da Defesa agiu com “ligeireza, quase imprudente”

Também na semana passada, no Parlamento, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, revelou que, na sequência de um relatório preliminar promovido pelo Exército, “o Regimento de Engenharia n.º 1 [responsável pela segurança dos Paióis na altura do furto] prosseguiu e concluiu um processo de averiguações e abriu três processos disciplinares”, acrescentando que aguarda a conclusão dos mesmos.

Ministro da Defesa revela abertura de três processos disciplinares e esvaziamento de Paióis