O modelo mais familiar entre os desportivos da marca de Estugarda, o Porsche Panamera Sport Turismo, a carrinha da gama, acaba de ver reforçados os seus argumentos com a introdução de uma propulsão híbrida similar à utilizada no superdesportivo 918 Spyder. Adoptando a denominação Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, a nova carrinha da Porsche alia os 550 cv do motor a gasolina, aos 136 cv do motor eléctrico, o que lhe permite anunciar uma potência total combinada de 680 cv.

Mantendo como base o já conhecido V8 bi-turbo com 4,0 litros e 550 cv, o ‘empurrão’ eléctrico veio assim tornar a versão E-Hybrid do Sport Turismo na mais potente “carrinha” no mundo. A que não falta sequer a tracção integral Porsche Traction Management (PTM), além da não menos popular caixa automática PDK de oito velocidades.

Panamera Sport Turismo. Aí está a super carrinha

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A confirmar este “título”, surgem os dados já divulgados pela marca de Estugarda e que garantem a este Sport Turismo uma capacidade de aceleração brutal, que lhe assegura uma ida de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, com a velocidade máxima a ser fixada nos 310 km/h.

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Por outro lado, graças à introdução da componente eléctrica, o Sport Turismo híbrido plug-in anuncia não só consumos oficiais de 3,0 l/100 km, segundo o antigo ciclo de homologação NEDC, e emissões de CO2 de apenas 69 g/km. Estes bons valores são conseguidos à custa do motor eléctrico alimentado por uma bateria com a capacidade de 14,1 kWh, o que lhe permite anunciar uma autonomia máxima de 50 km em regime 100% eléctrico, durante o qual pode incrementar a velocidade até uma velocidade de 140 km/h, com consequentes reduções na autonomia.

O carregamento das baterias pode demorar entre 2,4 e 6 horas, dependendo da potência disponível na ligação utilizada.