A primeira missão de sempre a explorar a atmosfera exterior do Sol vai começar em Junho de 2018, quando a NASA enviar a Sonda Solar Parker rumo à estrela do nosso sistema solar. A agência norte-americana anunciou o projeto que pretende descobrir os segredos do Sol em 2010.

A sonda não tripulada, que tem o tamanho de um pequeno carro, vai viajar diretamente para a atmosfera do Sol, a corona, que está a cerca de 4 milhões de quilómetros de distância da sua superfície. Nunca uma nave humana esteve tão perto do Sol quanto a Parker vai estar. A temperatura da atmosfera é 300 vezes mais quente do que a da superfície do Sol, podendo atingir cerca de 1 milhão de graus celsius. A Sonda Solar Parker vai orbitar o Sol 24 vezes, ajudando assim a compreender melhor o seu funcionamento e perceber o porquê de, por exemplo, as tempestades solares por vezes perturbarem os nossos satélites.

A agência norte-americana recebeu os media norte-americanos esta semana para mostrar a sonda em estado completamente funcional e assistirem à montagem do seu escudo termal. Em entrevista à BBC, Nicky Fox, cientista do projeto, afirmou que esta é uma missão que vai finalmente descodificar mistérios para os quais nunca se conseguiu arranjar resposta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR