Tanto a Audi RS4 Avant como o Audi RS5 acabam de ganhar uma nova edição especial, denominada Carbon Edition. E que tem nos componentes em carbono, além de um novo sistema de escape desportivo RS e na iluminação Matrix LED alguns dos seus principais argumentos – sem esquecer, claro está, a natural e consequente redução no peso.

Com o intuito de garantir uma imagem ainda mais desportiva, esta Carbon Edition não esconde, conforme o próprio nome indica, a subordinação aos materiais ultraleves. Como é, aliás, o caso da fibra em polímero de carbono reforçado (CFRP), material do qual passam a ser feitos vários componentes, entre os quais, o tejadilho do RS5, solução que contribui para uma redução de 3 kg no peso do veículo. A que se juntam, ainda, os difusores dianteiro e traseiro, as saias laterais e as capas dos retrovisores exteriores, além de algumas aplicações no habitáculo ou até mesmo parte da cobertura do motor.

Como forma de acentuar a diferenciação, uma grelha frontal com acabamento em alumínio fosco, além do logótipo quattro e as molduras dos vidros, em titânio mate. Sendo que a opção por vidros escurecidos também beneficia uma imagem mais desportiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A contribuir não apenas para a imagem, mas também para a redução de peso, novas jantes de 20″ com cinco braços e acabamento em Preto Antracite Mate. E que acabam por favorecer o emagrecimento dos modelos, garantindo, cada uma delas, uma redução de 2,1 kg face ao peso anunciado para as jantes de 19″ propostas de série nas versões standard.

Em termos de motores, esta Carbon Edition está disponível exclusivamente com o novo V6 2,9 litros biturbo de 450 cv de potência e 600 Nm de binário, conjugado com uma caixa automática de oito velocidades e a já referida tracção integral. Sendo que os clientes podem ainda acrescentar opcionais como a suspensão desportiva RS, o Dynamic Ride Control ou os discos de travão em cerâmica.

A RS4 Avant Carbon Edition estará disponível, de início apenas para o mercado britânico, por preços a partir de 81.598€, ao passo que o RS5 Carbon Edition poderá ser adquirido por valores desde 85.899€. Ou seja, cerca de 11 mil e 14 mil euros mais, respectivamente, que as versões standard.