O 27.º congresso anual da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) arranca hoje, em Lisboa, com quase 10% do PIB nacional reunido, com a situação dos media em debate no primeiro de dois dias do evento.

Na sessão de abertura do encontro anual estarão presentes os presidentes da APDC, Rogério Carapuça, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, altura em que será lida uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A manhã do primeiro dia será marcada pelo debate sobre economia digital em Portugal, com a apresentação de casos de transformação digital, e o final da manhã dedicado ao conselho português de estratégia digital.

O ponto alto do dia será o “Estado da nação dos media”, onde o setor, que atravessa reestruturações e aquisições, estará em destaque sobretudo a proposta de compra da Media Capital pela Altice, dona da PT Portugal (MEO), e a intenção da Impresa, dona da SIC, do Expresso e da Visão, de vender as revistas do grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A abertura deste painel, ao final da tarde, contará com a intervenção do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, tendo ainda a participação do presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Carlos Magno.

No debate estarão Bernardo Correia, diretor regional da Google Portugal, Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, Gonçalo Reis, presidente da RTP, Rolando Oliveira, administrador da Controlinveste, e Rosa Cullell, presidente executiva da Media Capital.

Na quinta-feira, a abertura do evento contará com a intervenção do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e serão abordados temas como a regulação, a transformação digital na organização ou a digitalização serão abordados no segundo e último dia do congresso, que terá como ponto alto o “Estado da nação das comunicações”.

Neste painel, que contará com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, e a intervenção do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, as telecomunicações estarão em destaque.

Este debate contará com a primeira intervenção pública da presidente executiva da PT Portugal, Cláudia Goya, que assumiu funções recentemente. Os presidentes da Vodafone Portugal, Mário Vaz, da NOS, Miguel Almeida, e dos CTT, Francisco de Lacerda, são outros dos oradores deste painel, onde a proposta de compra da Media Capital pela Altice será, certamente, abordada.

O encerramento do congresso caberá ao primeiro-ministro, António Costa.