Dark Mode 153kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

3 gráficos para entender os resultados das autárquicas

No dia seguinte às autárquicas, a pergunta que se impõe: como se podem resumir os resultados da última noite? Três gráficos, dos números à abstenção, que explicam o que se passou nas eleições.

i

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Com 99,9% das freguesias apuradas e o país pintado de cor de rosa, é hora de fazer um balanço que interprete os números alcançados pelos vários partidos e coligações na noite eleitoral. Assunção Cristas conquistou um lugar ao sol nas autárquicas, mas que só serviram de bóia de salvamento aos resultados conseguidos pela direita, perante a hecatombe do PSD. E a abstenção, embora inferior às autárquicas anteriores, é a segunda maior de sempre em eleições locais e mais alta do que as últimas legislativas.

Para perceber estes dados e estudar a evolução dos resultados eleitorais de cada partido na história democrática de Portugal explore os três gráficos aqui em baixo. O primeiro contabiliza as maiorias absolutas alcançadas desde 1975, o segundo ilustra os presidentes de Câmara eleitos por cada partido ou coligação e o terceiro compara as taxas de abstenção nas eleições autárquicas, legislativas e presidenciais desde o 25 de abril.

Siga as instruções da infografia para uma experiência mais interativa.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.