Há mais autárquicas para além de Lisboa e Porto e outros dados para analisar. Em Loures — onde o candidato polémico André Ventura ficou em terceiro lugar –, Aveiro e Coimbra, os presidentes das Câmaras conseguiram ser reeleitos e não saem do lugar que ocupavam. Em Oeiras, os dois mais altos lugares do pódio foram ocupados por movimentos independentes, o de Isaltino e o de Vistas. Luísa Salgueiro, conquistou a câmara de Matosinhos com 36%, uma subida relevante face aos resultados de 2015, quando o PS não foi além dos 25,26% dos votos.

Bernardino reeleito em Loures. André Ventura em terceiro lugar

Com 32,8% dos votos, Bernardino Soares foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Loures, mas não lhe foi suficiente: “Não tivemos a vitória que gostaríamos, mas mesmo quando não se ganha por 4-0, ganhar por 2-0 é igualmente uma vitória muito saborosa”, disse.

No segundo lugar, ficou Sónia Paixão, candidata do PS com 28,2% dos votos, conseguindo quatro mandatos — os mesmos da CDU, mais um do que André Ventura, candidato pelo PSD, que conquistou 21,55% e três mandatos. O Bloco de Esquerda ficou apenas com 3,6%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inovar Oeiras de Volta em primeiro lugar. Oeiras Mais à Frente em segundo

Isaltino Morais, que se candidatou pelo movimento independente Inovar Oeiras de Volta — ou “a candidatura mais independente de Portugal” segundo o candidato — , conseguiu 41,65% dos votos e a maioria absoluta. Isaltino Morais disse que “a vitória já” a teve “e é uma grande vitória, é uma vitória dos oeirenses”. “Os oeirenses ao votarem na nossa candidatura disseram que o que queriam para Oeiras”. “O poder não é cadeira, é a capacidade para ouvir as pessoas”, disse Isaltino Morais, prometendo que é isso que vai fazer.

O segundo lugar foi ocupado por outro candidato do movimento independente Oeiras Mais à Frente, Paulo Vistas, que conseguiu 14,18% dos votos e dois mandatos e assim perdeu a presidência da autarquia. O PS, com 13,42%, o PSD, com 8,77%, e o CDU, com 7,84%, conseguiram eleger um vereador cada um. Os 3,11% conquistados pelo Bloco de Esquerda não chegaram para que fosse eleito um vereador.

Basílio Horta vence Câmara de Sintra

Em Sintra, Basílio Horta, do PS, conseguiu 43,05% dos votos. O presidente da Câmara de Sinta disse que o partido nunca fez uma promessa que não tivesse cumprido. E, tal como escreveu no seu programa, falou em “aumentar o investimento e diminuir os impostos”, dando o exemplo do IMI que “será reduzido mais dois pontos como prometido”.

Em segundo lugar, Marco Almeida, do PSD, arrecadou 29% dos votos, tendo conseguido dois mandatos. Segue-se a CDU: Pedro Ventura conseguiu 9,43% dos votos — o suficiente para conseguir eleger um vereador.

Os 6,28% conseguidos pelo Bloco de Esquerda puseram Carlos Carujo em quarto lugar. A candidata do PAN, Cristina Rodrigues, conseguiu 3,68%.

José Ribau Esteves continua como presidente da Câmara de Aveiro

Em Aveiro, o PSD continua no poder. José Ribau Esteves foi reeleito presidente da Câmara da autarquia ao conseguir 48,52% dos votos. Em segundo lugar, conquistando três mandatos, Manuel Oliveira de Sousa, do PS, conseguiu 30,97% dos votos. O último lugar do pódio é ocupado pelo candidato do Bloco de Esquerda, Nelson Peralta, que conquistou 6,8% dos votos — o que não chegou para eleger nenhum vereador.

Segue-se Miguel Viegas, candidato do CDU, com 4% dos votos e Jorge Morais, do PAN, com 3,29%.

Manuel Machado renova em Coimbra

Em Coimbra, Manuel Machado renovou o seu mandato e conseguiu 35,46% dos votos. O seu principal concorrente, Jaime Ramos, do PSD, conseguiu 26,56%. O ex-bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que avançou como independente, ficou-se pelo terceiro lugar com 16,06%, seguido de Francisco Queirós, da CDU, com 8,3% — e Jorge Gouveia Monteiro, também independente, com 7,02% dos votos.

Ainda sem os votos todos contados, mas já com as projeções a apontarem para vitória, Manuel Machado falou enquanto bebia café, aproveitando para “saudar como a democracia em Coimbra funciona bem”. Manuel Machado, que se mostrou confiante e tranquilo com o resultado, apontou ainda que “tudo indica que houve uma menor abstenção” e fala de um “novo ciclo de rejuvenescimento do poder autárquico em Portugal”.

Em Setúbal, PCP e PS conseguem quatro mandatos cada um

Maria das Dores Meira, candidata do PCP à Câmara Municipal de Setúbal, conquistou a presidência, com 32,76% dos votos, mas com o mesmo número de mandatos do que o Partido Socialista, que conseguiu com 28,24%.

Com 21,55% dos votos, Nuno Carvalho, candidato do PSD, conseguiu eleger três vereadores. Com valores mais afastados dos três partidos que ocuparam os lugares do pódio, ficou o Bloco de Esquerda em 5,24%, o CDS com 3,2% e o PAN com 2,86%.

PS melhora em Matosinhos. Luísa Salgueiro conquista câmara

A candidata do PS a Matosinhos, a deputada Luísa Salgueiro, conquistou a câmara com 36,36%. Há quatro anos, o PS não foi além dos 25,26% dos votos. A candidata do PS a Matosinhos disse, esta noite, que é um “momento de particular alegria”.

O independente Narciso Miranda consegue 16,19% votos, com dois mandatos. O candidato independente à Câmara de Matosinhos Narciso Miranda já assumiu a responsabilidade pela derrota. “A responsabilidade destes resultados menos bons é exclusivamente minha”, afirmou, prometendo “continuar a trabalhar”. E lembrou a máxima de Mário Soares: “Só perde quem desiste”.

Segue-se o independente António Parada, que fica em terceiro lugar com 15,13% dos votos, conseguindo também dois mandatos. O PSD, com Jorge Magalhães, conseguiu eleger um vereador, com 11,85% dos votos. A CDU, com José Pedro Rodrigues, obtém 6,71% dos votos e elegeu um vereador. O Bloco de Esquerda não elegeu nenhum vereador, tendo conseguido 6,7% dos votos.