O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta segunda-feira estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser “numa base clara e de respeito mutuo”.

De regresso de uma visita de trabalho a Portugal, que decorreu durante o fim de semana, e em declarações aos jornalistas esta segunda-feira em Bissau, Umaro Sissoco Embaló voltou a frisar que as relações entre a Guiné-Bissau e Portugal são normais.

Sobre a situação da RTP e RDP, cujos sinais foram suspensos pelo governo guineense a 1 de julho, Umaro Sissoco Embaló, disse ser pela retoma das atividades daqueles canais portugueses “mas dentro do respeito mútuo”. Para Umaro Embaló entre a Guiné-Bissau e Portugal “existem boas relações” pelo que, disse, “brevemente a situação (da RTP e RDP) será ultrapassada”.

Governo da Guiné-Bissau anuncia suspensão das atividades da Agência Lusa, RTP e RDP

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a visita que realizou a Portugal, o primeiro-ministro guineense considerou ter sido positiva por permitir uma conversa com o “colega António Costa”, a quem, disse, aproveitou para convidar para visitar a Guiné-Bissau e abordar questões relacionadas com a cooperação entre Bissau e Lisboa.

A visita também serviu “para dissipar certas dúvidas” de pessoas que na Guiné-Bissau “afirmavam que existem más relações com Portugal”, defendeu ainda o primeiro-ministro guineense.

Umaro Sissoco Embaló afirmou igualmente que acabaram-se as dúvidas daqueles que diziam que “Portugal é do domínio de uma pessoa” e que brevemente será possível constatar que os dois governos ultrapassaram “muitas dúvidas de parte a parte”.