As vendas mundiais de veículos eléctricos tiveram, em Agosto, um dos seus melhores meses de sempre, com quase 103 mil unidades transaccionadas. A Tesla (ainda) lidera entre os construtores e o japonês Toyota Prius Plug-in comanda o pelotão desta revolução eléctrica.

Segundo dados reunidos pelo site EV Sales, só durante o último mês de Agosto, as vendas de veículos eléctricos terão crescido 64%, para os 102.889 carros. Suplantando aquele que era o melhor mês de 2017 até ao momento – Junho, com 102.600 unidades – e ficando muito perto do melhor mês de sempre – Dezembro de 2016, com um total de 103.746 unidades transaccionadas. Sendo que as previsões apontam já para que Setembro possa vir a suplantar esta marca.

Os primeiros oito meses do ano colocam o Toyota Prius como o modelo mais popular, com mais de 35 mil unidades vendidas (35.109). Isto, e segundo acrescenta o Inside EVs, apesar de alguma dificuldade da parte do fabricante japonês em responder às encomendas, além do facto de o modelo não ter estado à venda, em muitas partes do globo, desde o início do ano. No Japão, por exemplo, o Prius Plug-in só chegou aos concessionários em Fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente dignas de referência são as vendas do chinês BYD Song PHEV. O qual faz já, nesta altura, parte do top 10″, num excelente 4.º lugar (28.733), à frente de rivais como o Tesla Model X (27.528), o Renault Zoe (21.859) ou o BMW i3 (20.531). E, isto, apesar de ser comercializado apenas na China e ter chegado aos concessionários em Abril!

Tesla (ainda) na frente, BYD cada vez mais perto

Quanto aos fabricantes, mantém-se a liderança da norte-americana Tesla, com um total de 59.263 unidades entregues só este ano, embora tendo terminado Agosto com não mais que 7.376 unidades transaccionadas.

“Não mais” porque, logo atrás e cada vez mais perto, a apenas cerca de 2.000 carros de distância, surge a chinesa BYD. A qual voltou a ser, em Agosto, o fabricante que mais eléctricos vendeu, com um total de 11.296 carros. Número que lhe permitiu, inclusivamente, ascender ao 2º lugar da tabela, com um total de 57.288 unidades comercializadas, ultrapassando assim a europeia BMW, que surge agora no 3º posto, com 55.683 viaturas. Das quais, 6.128 foram comercializadas em Agosto.

Apesar do esforço que o fabricante de Palo Alto tem vindo a fazer, nomeadamente para colocar o Model 3 em velocidade de cruzeiro e manter-se assim como a maior marca mundial de carros eléctricos, os números até agora divulgados parecem apontar no sentido de que Elon Musk venha a perder a liderança da tabela, para o fabricante chinês. O qual anunciou já que espera ultrapassar as 60.000 unidades transaccionadas, até ao final do ano. E tudo aponta para que o venha a conseguir…