“É como quando um jogador de futebol se lesiona e fica muito tempo fora: mal podes esperar para voltar a jogar” — é assim que Vincent Farges descreve ao Observador a sensação de voltar a cozinhar para o público. No próximo dia 21 de outubro, o ex-chef da Fortaleza do Guincho (uma estrela Michelin), em Cascais, vai participar num jantar a quatro mãos no Restaurante da Quinta do Arneiro, perto de Torres Vedras, que será feito em parceria com o chef João Silva, o cozinheiro da casa.

A Quinta, um dos fornecedores de vegetais biológicos favorito de muitos chef portugueses, vai ser palco e inspiração do jantar que será precedido por uma visita à horta. “Conheço o trabalho deles há muito tempo”, explica Farges. O francês, que se tem especializado numa cozinha que junta a gastronomia lusa com a gaulesa, afirmou ainda que deverá apostar em “pratos simples” e “nada xpto”, de modo a que estes não fujam ao estilo de comida que o chef João Silva costuma fazer, nem choquem com a realidade do restaurante — que fica mesmo no meio do campo.

Farges passou 10 anos à frente da cozinha do luxuoso hotel de Cascais antes de largar tudo e seguir para os Barbados, onde passou um ano. O seu regresso a Portugal justificou-se pela vontade de abrir um espaço seu, projeto que, apesar dos sucessivos (e já habituais, principalmente no ramo da restauração) atrasos, deverá inaugurar brevemente na zona do Chiado, em Lisboa.

Resta ressalvar que a refeição custa 70€ por pessoa (bebidas incluídas), e que, apesar de começar às 20h, terá a visita à horta por volta das 17h (as reservas podem ser feitas através do número 918 740 906 ou do e-mail aquinta@quintadoarneiro.com).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR