A famosa leiloeira britânica Christie’s vai vender uma joia rara de 163,4 quilates que nasceu da transformação do maior diamante alguma vez encontrado em Angola. O leilão, cujo preço base não foi revelado, está marcado para 14 de novembro na Genebra e o dono da preciosidade em leilão é nem mais nem menos do que uma joalharia suíça chamada De Grisogono, cujo capital social é detido em 75% por Isabel dos Santos e pelo marido, Sindika Dokolo.

A joia suspensa num colar de esmeraldas depois de ter sido transformada por uma equipa de 10 especialistas. (DR: Christie’s)

O diamante que deu origem à joia que estará em leilão foi encontrado em fevereiro de 2016 no campo do Lulo, no Leste de Angola. Com 404,2 quilates e sete centímetros de comprimento, foi batizado com o nome de “4 de fevereiro” e é o 27º maior em todo o mundo.

Passado um mês da descoberta, a Endiama, a empresa pública que gere os recursos diamantíferos angolanos, e a empresa australiana Lucapa (que explora o campo de Lulo) anunciaram a sua venda por cerca de 16 milhões de dólares (cerca de 13,6 milhões de euros, ao câmbio de então) mas não revelaram o nome do comprador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só em maio Sindika Dokolo confirmou à Lusa a compra do diamante por parte da De Grisogono. A aquisição dos direitos de polimento terá sido feita entre a De Grisogono e a empresa Nemesis International DMCC, do Dubai, após um leilão organizado pela Sotheby’s. De acordo com uma notícia da agência Bloomberg, o negócio terá sido feito por cerca de 22,5 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros ao câmbio da época).

Cerca de 75% do capital social da prestigiada joalharia suíça pertence à Victoria Holding Limited desde 2012. Esta empresa, com sede no centro offshore de Malta, terá adquirido a participação por cerca 100 milhões de dólares (cerca de 85 milhões de euros). Desta operação fez parte a compra da dívida da De Grisogono, avaliada em cerca de 63 milhões de euros, que estava nas mãos de diversos bancos suíços.

A sociedade Victoria, por seu lado, nasce de uma parceria entre a Sodiam — Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola, subsidiária da Endiama, e a Melbourne Investment, BV, uma empresa holandesa que será detida pelo marido de Isabel dos Santos.

A joia detida pela joalharia suíça De Grisogono

De acordo com a Christie’s, que é citada pela revista Forbes, este é o maior diamante do género alguma vez leiloado. A sociedade britânica irá agora promover uma tournée com paragens em Hong Kong, Londres, Dubai e Nova Iorque para mostrar a obra de arte aos colecionadores interessados antes de a venda ser realizada no âmbito do leilão “Christie’s Magnificent Jewels” que decorrerá no Four Seasons Hotel des Bergues, em Genebra.

A De Grisogono deverá abrir uma nova loja em Nova Iorque este outono, de acordo com um anúncio feito em março.

Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, comprou o maior diamante encontrado em Angola