Desde há muito no top 3 dos maiores construtores mundiais, a Ford é um dos fabricantes que têm vindo a ser passado para trás, no domínio dos eléctricos, por um jovem concorrente chamado Tesla. Motivo pelo qual a marca da oval decidiu agora constituir uma equipa multidiscipinar, focada apenas e só nos futuros automóveis 100% eléctricos do construtor, a que foi dado um nome ainda mais especial: “Team Edison”. Homenagem, certamente, a Thomas Edison, o homem que, entre outras descobertas, inventou a lâmpada eléctrica incandescente.

Segundo avança o norte-americano Automotive News, a missão desta nova equipa multidisciplinar passará por conceber e desenvolver novos veículos, definindo igualmente a sua estratégia de lançamento, a par do desenvolvimento de novas baterias, capazes de garantir autonomias acima dos 480 quilómetros. As quais, pretende o fabricante, deverão ser aplicadas nos veículos eléctricos que o fabricante de Dearborn pensa lançar, já em 2020.

Temos assistido a um aumento da procura por veículos eléctricos nos principais mercados”, revela o responsável máximo pelos Veículos Eléctricos e Autónomos na Ford Motor Company, Sherif Marakby, em declarações à mesma publicação. Motivo pelo qual, acrescenta, “achamos ser importante ter uma equipa multidisciplinar capaz não só de definir a estratégia, mas até mesmo a sua implementação e o marketing que a suporte”.

Funcionando totalmente à parte das restantes equipas que a marca da oval azul já tem dedicadas à mobilidade eléctrica, híbrida e híbrida plug-in, o “Team Edison” deverá, assim, contribuir, de forma decisiva, no alcançar do objectivo já definido pelos responsáveis da Ford, de lançar 13 novos veículos electrificados, nos próximos cinco anos. Sete dos quais, referiu Marakby, foram já anunciados, contemplando, inclusivamente, um crossover, com cerca de 480 quilómetros de autonomia.

Garantindo que a Ford irá aumentar a sua oferta em termos de veículos eléctricos a baterias, embora sem precisar o tipo de propostas ou a data em que serão apresentadas, Sherif Marakby revelou ainda que a Ford está aberta à celebração de novas parcerias. Algo que poderá ser entendido como a confirmação não apenas dos rumores segundo os quais a marca norte-americana estaria em conversações para comprar a startup chinesa Lucid Motors, mas também de que poderá vir a formar uma joint-venture com o fabricante chinês Anhui Zotye Automobile Co., destinada a fabricar veículos eléctricos na China.

“Estamos abertos a novas parcerias, embora a definição da estratégia a seguir seja algo a cargo desta nova equipa”, afirmou, salientando que o objectivo do “Team Edison” é “seguir em frente, depressa, e pensar em grande, de forma a fazer realmente crescer o número de propostas eléctricas a bateria (BEV) no portefólio da Ford”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR