O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou esta quinta-feira a legislação “sanctuary state” (estado refúgio) que reforça a proteção para os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

A decisão do governador — que fornece ao estado mais populoso dos EUA uma nova ferramenta para combater o Presidente Donald Trump — significa que a polícia ficará impedida de perguntar às pessoas sobre o seu estatuto de imigrante ou participar em ações de reforço do controlo de imigrantes a partir de 01 de janeiro.

Os responsáveis pelas prisões apenas serão autorizados a transferir detidos para as autoridades federais de imigração caso tenham sido condenados a determinados crimes.

Na Califórnia vivem cerca de 2,3 milhões de imigrantes sem autorização legal.

“Estes tempos são incertos para os californianos sem documentos e suas famílias, e esta lei permite uma estabilidade que vai proteger a segurança pública, e ainda algum conforto para essas famílias que agora vivem diariamente no medo”, disse Brown na sua declaração.

Esta medida surge como resposta ao crescente receio entre as comunidades imigrantes após a eleição de Donald Trump, que durante a campanha elegeu os imigrantes como alvo e prometeu deportar as pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR