Donald Trump sugeriu esta quinta-feira ao comité dos serviços de informação do Senado a abertura de um inquérito às alegadas ligações entre a sua equipa de campanha e a Rússia, mas debruçando-se sobre os “media” americanos que difundiram “informações falsas”.

No dia seguinte a uma conferência de imprensa da comissão e após revelações da cadeia televisiva NBC sobre a forte tensão com o seu secretário de Estado Rex Tillerson, o presidente norte-americano aconselhou os eleitos a concentrarem-se sobre outra coisa que não a intromissão estrangeira nas eleições presidenciais de 2016.

“Porque é que o comité dos serviços de informação não está a investigar as cadeias televisivas por falsas informações no nosso país para compreender a razão para que tantas das nossas notícias sejam falsas”, questionou, numa publicação lançada na manhã desta quinta-feira na rede social Twitter.

O comité está a tentar determinar o nível de participação da Rússia numa campanha de desinformação nas redes sociais, assim como identificar eventuais relações com o Estados Unidos no seio da equipa de campanha de Donald Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter assegurado, na quarta-feira, ter “plena confiança” em Rex Tillerson, Donald Trump voltou hoje a abordar o tema no Twitter, assegurando que o chefe da diplomacia norte-americana “nunca ameaçou demitir-se”.

“Isso são notícias falsas difundidas pela NBC. Baixos padrões de jornalismo. Nada foi verificado comigo”, acrescentou.

Tillerson garante manter “compromisso” para com Donald Trump

Segundo a cadeia norte-americana, Rex Tillerson chamou Donald Trump de “idiota” à saída de uma reunião no Pentágono, este verão, altura em que terá ameaçado demitir-se, por incompatibilidade com o presidente.

O antigo patrão da gigante petrolífera ExxonMobil foi obrigado, na quarta-feira, a reafirmar o seu apoio a Donald Trump e assegurou que nunca considerou demitir-se, escusando-se a responder a questões sobre a palavra que terá usado para qualificá-lo.