O presidente da câmara de Resende, Manuel Garcez Trindade (PS), garantiu no domingo, 1 de outubro, a reeleição para um segundo mandato à frente da autarquia, e comemorou a vitória com um gesto obsceno dirigido à oposição, durante um comício com apoiantes em frente aos Paços do Concelho.

“Eles queriam a chave daquilo ali”, disse Trindade aos apoiantes, apontando para o edifício da câmara municipal. “Eles queriam a chave que eu tenho aqui no bolso“, continuou, levando a mão ao bolso para retirar as chaves da câmara. “Peguem! Peguem! Peguem!“, gritou, exibindo os dedos do meio com os braços erguidos no ar.

Manuel Garcez Trindade venceu a eleição com maioria absoluta, tendo obtido 47,42% dos votos e elegendo quatro dos sete elementos que compõem o executivo camarário de Resende. O PSD ficou pouco atrás, com menos 424 votos que o PS, mas não chegando para retirar a maioria absoluta aos socialistas.

O autarca tem um passado polémico em Resende. Até 2013, Trindade era vice-presidente da autarquia, tendo-se candidatado à presidência pela primeira vez nesse ano. Na altura, Trindade enfrentava dois processos em tribunal: um por ter suspeitas de agressão a um enfermeiro e outro por ter alegadamente atropelado um idoso e não ter chamado os serviços de emergência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trindade é médico de profissão e exercia na altura no centro de saúde de Resende, onde terão acontecido as agressões ao enfermeiro Álvaro Almeida. O segundo caso refere-se ao atropelamento de Albino Miguel em 2012. O homem, na altura com 88 anos, sofreu três fraturas numa perna e contou ao Jornal de Notícias que o condutor, Manuel Trindade, o arrastou para dentro do seu carro, o levou à porta do centro de saúde e lhe ordenou que saísse, porque “tinha mais que fazer”.

Os problemas com a justiça não impediram, contudo, que Trindade tivesse sido eleito presidente da câmara com uma maioria absoluta expressiva: 50,71% dos votos.

O Observador contactou, na quarta-feira, a câmara municipal de Resende com o objetivo de ouvir Manuel Garcez Trindade sobre esta atitude, mas não foi possível chegar à fala com o autarca.