Pelo menos 12 civis foram mortos e dois feridos num bombardeamento da aviação da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita no oeste do Iémen, informou a televisão Al Masira, controlada pelos rebeldes xiitas ‘houthis’.

A mesma fonte especificou uma bomba atingiu um edifício situado na zona de Al Zahari, a norte do porto de Al Moja, costa do Mar Vermelho, provocando a morte de 12 pessoas, incluindo crianças.

A cadeia televisiva acrescentou que prosseguia a busca de desaparecidos sob os escombros da habitação.

Esta zona tem sido o palco de combates entre os rebeldes ‘houthis’ e as forças governamentais, apoiadas pela coligação saudita e com apoio político dos Estados Unidos, que avançam em direção ao porto de Al Hudaida, controlado pelos ‘houthis’ no norte do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sexta-feira, a Arábia Saudita rejeitou a sua inclusão na “lista negra” da ONU devido à morte de crianças provocada pelos bombardeamentos da coligação que lidera no Iémen.

Na quarta-feira, esta coligação foi colocada numa lista negra da ONU pela morte e ferimentos graves em cerca de 700 crianças e ataques da escolas e hospitais em 2016.

A situação no Iémen registou um súbito agravamento em março de 2015 na sequência da intervenção da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita, em apoio ao Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi e com o objetivo de contrariar o avanço dos combatentes ‘houthis’.

Aliados do ex-Presidente Ali Abdallah Saleh, os ‘houthis’ assumiram o controlo de vastas regiões do país, incluindo a capital Sanaa.

A ONU tem sugerido sistematicamente uma trégua para permitir a distribuição de ajuda humanitária, mas as mediações da organização, e pelo menos sete declarações de cessar-fogo não tiveram sucesso até ao momento.