Provavelmente ninguém vai admitir este cenário, mas a Costa Rica, que entrou para a penúltima ronda da fase de qualificação da América do Norte e Caraíbas para o Mundial a necessitar apenas de um ponto, apresentou-se de saltos altos sem perceber que ainda nada estava garantido. E sofreu, sofreu, ainda mais quando Eddie Hernández colocou as Honduras em vantagem a meio da segunda parte. Mas as grandes emoções ainda estavam para vir.

Ao quinto e penúltimo minuto de descontos, Bryan Ruíz, que não joga nem treino com o plantel no Sporting mas teve força para aguentar este jogo intenso até ao final, teve uma fantástica jogada pela direita e arrancou um improvável cruzamento de pé direito para a área onde estava o gigante Kendall Waston a cabecear para o empate.

Foi um autêntico delírio no Estádio Nacional da Costa Rica, em San José, que “explodiu” após o golo tardio do central que foi lá à frente fazer o que os avançados não conseguiram durante 90 minutos. E entre festa nas bancadas, treinadores a correr e suplentes a invadir o campo, ficou a revolta de Ever Alvarado, suplente hondurenho que até já tinha tirado o colete para fazer a festa e que se perdem em murros no banco após o golo consentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este resultado, e depois da qualificação do México, também a Costa Rica se juntou ao lote de conjuntos já apurados para o Mundial da Rússia. Ainda assim, nem todas as decisões estão tomadas nesta zona de apuramento e os Estados Unidos terão de pelo menos pontuar na deslocação a Trinidad e Tobago para alcançaram o apuramento direto. Já o Panamá, que tem menos dois pontos do que os americanos, recebe a Costa Rica na última ronda com a esperança de um milagre mas sabendo que depende apenas de si para se apurar para o playoff, caso defenda a vantagem nos golos que tem para as Honduras (recebem o já apurado México).