A AK47 é uma referência no mundo das metralhadoras. Não por ser bonita, moderna ou sofisticada, mas sim por ser robusta, capaz de resistir a tudo e… barata. Mas a arma russa está longe de ser o único produto da Rostec, um fornecedor do exército russo e de muitos mais.

Vem isto a propósito da mais recente criação da Rostec, que aparentemente manterá a denominação Kalashnikov, e que ao contrário do que acontecia com a AK47, simples e básica, é sofisticada e tecnologicamente avançada. Trata-se de um veículo voador, basicamente um drone de dimensões que lhe permitem transportar um homem, civil ou militar, ainda que tudo indique que se irá destinar a ambos os mercados.

Comandado por dois joysticks e mantido a voar através de oito motores duplos, a HoverBike já passou por diversos estágios de evolução. E está agora muito próxima de ser apresentada na sua versão definitiva, pois até já existe uma “carroçaria” para a Kalashnikov voadora.

Falta apenas a metralhadora, ou o lança rockets, que poderá “embelezar” a frente da HoverBike, especialmente na versão que for concebida para servir o exército russo. Tem ainda alguns problemas por resolver, a começar pela autonomia, uma vez que os seus 16 hélices eléctricos, agrupados dois a dois, apenas garantem meia hora de capacidade de voo.

[jwplatform Jj2C8j86]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR