República do Congo

Um soldado da ONU morre e 12 ficam feridos em ataque na República Democrática do Congo

Um ataque do grupo ugandês Forças Democráticas Aliadas provocou a morte de um capacete azul e feriu outros 12. Uma força da ONU já foi projetada naquela zona, por via aérea e térrea.

A região de Beni tem sido palco de confrontos entre o grupo armado do Uganda e as forças do Congo

STR/EPA

Um soldado das Nações Unidas foi morto esta segunda-feira durante um ataque a uma base da organização na República Democrática do Congo (RDC) pelo grupo armado do Uganda, Forças Democráticas Aliadas, disse fonte oficial.

De acordo com a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), 12 capacetes azuis da Organização das Nações Unidas (ONU) ficaram feridos no mesmo ataque.

As Forças Democráticas Aliadas lançaram a ofensiva na região de Beni, na província do Kivu Norte, onde se registam combates entre o grupo armado do Uganda e as forças da República Democrática do Congo.

“A base de Mamundioma, entre Kamango e Mbau, foi atacada às 05:30 (03:30 em Lisboa)”, acrescentou um porta-voz da ONU, adiantando que foi convocada uma reunião de emergência nas instalações das Nações Unidas em Kinshasa.

“Uma força da ONU foi projetada na zona, por terra e por meios aéreos”, disse a mesma fonte, sublinhando que os feridos foram transportados para um hospital de campanha das Nações Unidas em Goma (Kivu).

O grupo armado ugandês, no ativo há mais de 20 anos, tem mantido atividade na zona nos últimos meses.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)