787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Nada mais do que cinzas e ossos". O incêndio mais mortífero da Califórnia desde que há registo

Este artigo tem mais de 5 anos

Nunca um incêndio na Califórnia tinha provocado tantas mortes, desde que há registo. O fogo está longe de estar controlado. O apelo foi feito: "Se tiverem um sítio para onde ir, vão".

11 fotos

(Artigo atualizado às 13h10 de sexta-feira com o número de mortes, que fez com que este incêndio se tornasse o mais mortífero desde que há registo)

“Costumávamos falar sobre como seria se um deles morresse e o outro ainda ficasse vivo. Eles não podiam viver um sem o outro. Terem ido juntos é provavelmente o que eles iriam querer”, disse Mike Rippey, de 71 anos, ao jornal The New York Times. É um dos cinco filhos de Sara e Charles Rippey, de 98 e 100 anos. Conheceram-se na Escola Primária de Hartford, em Connecticut, há cerca de 90 anos. Tinham celebrado 75 anos de casados em março deste ano. “Estavam juntos desde sempre”, disse ainda o filho.

Na noite de domingo — o dia em que começou o fogo mais mortífero na Califórnia desde que há registo — a pessoa que tomava conta do casal, deu-lhes o jantar e deitou-os. Quando a casa começou a arder, acordou-os. Pôs Sara Rippey na cadeira de rodas e voltou atrás para buscar Charles Rippey. Foi então que telhado começou a desabar.

Sara e Charles Rippey são duas das 24 pessoas que morreram entre domingo e esta quinta-feira, na sequência do incêndio — até ao momento. Há 26 anos que não morriam tantas pessoas num incêndio no estado norte-americano da Califórnia. Em outubro de 1991, 25 pessoas morreram na sequência de um incêndio.

Quase 8 mil bombeiros estão a combater as chamas, apoiados por 550 veículos. Deles, 170 vieram de outros estados norte-americanos, além da Califórnia. Os bombeiros estão ainda a ser apoiados por 103 meios aéreos no combate a um incêndio que já devastou cerca de 68 796 hectares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Califórnia tem, de acordo com o The New York Times, a quarta maior indústria vinícola do mundo que foi também foi afetada pelo incêndio. Grande parte das vinhas foram queimadas. Adegas e quintas ficaram reduzidas a cinzas.

6 fotos

Quase 300 pessoas desaparecidas: “Preciso dela. Não quero perder a minha mãe”

Ao número de mortos se junta um número superior de feridos: cerca de 180. E um número muito maior de pessoas dadas como desaparecidas que podem estar vivas ou não. São 285. Embora tenham sido feitos relatos de mais de 600 desaparecimentos.

Um deles é o pai de Derek Southard: Daniel Southard, de 71 anos, com quem vive em Santa Rosa. No domingo, quando deflagrou o incêndio, Derek estava num casamento. O pai estava em casa. Mandou-lhe uma mensagem a perguntar se o filho se estava a divertir no casamento. “Acho que o fogo veio uma hora ou duas depois”, disse Derek Southard à CNN. Quando chegou a casa no dia seguinte, a rua estava fechada.

O xerife disse-me que a casa dele ardeu por completo e o carro dele derreteu na entrada mas ainda estou a fazer figas para que ele, de alguma maneira, tenha conseguido sair”, escreveu numa publicação no Facebook.

Derek Southard recorreu às redes sociais para tentar encontrar o pai, com uma publicação no Facebook — que pede para ser partilhada — onde explica que o pai podia estar acompanhado pelo cão. Os vizinhos disseram a Derek que, quando o fogo atingiu o bairro, não tiveram tempo de bater à porta do pai.

“Temos que ser realistas e começar a procurar por aqueles que estão desaparecidos”, disse o xerife da cidade de Sonoma, Rob Giordano, à CNN. As autoridades acreditam que problemas nas comunicações podem estar a dificultar as tentativas de contacto com as pessoas desaparecidas.

Aconteceu com Jessica Tunis. Durante três dias, não conseguiu estabelecer contacto com a mãe, Linda Tunis, de 69 anos. A última vez que falou com ele foi quando o fogo atingiu a casa. Tinha-lhe ligado para dizer à mãe para fugir mas Linda estava rodeada de fogo e avisou a filha que ia morrer, relatou à Associated Press.

9 fotos

Também Jessica recorreu às redes sociais para tentar encontrar a mãe. “Preciso dela. Não quero perder a minha mãe”, disse. Mais de uma centena de pessoas comentaram a publicação a encorajá-la e a dar-lhe conselhos. Jessica tinha esperança que Linda estivesse salva em algum lado mas impossibilitada de falar com ela. Contactou vários hospitais à sua procura.

O corpo da minha mãe foi encontrado na sua casa. Que descanse em paz, a minha querida mãe”, avisou numa nova publicação no Facebook.

O corpo foi encontrado pelo irmão de Jessica, filho de Linda, que na quarta-feira foi até à casa, que encontrou em destroços.

As autoridades começaram esta quinta-feira a investigar os casos de pessoas dadas como desaparecidas e a tentar encontrar corpos entre os destroços. Encontraram alguns mas “nada mais do que cinzas e ossos”, disse o xerife Giordano à Associated Press.

A destruição vista do céu

(Veja a fotogaleria acima para ver fotografias aéreas da destruição)

O diretor do CAL FIRE (o departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia), Ken Pimlott, prevê que o número de casas destruídas possa aumentar para 3,5 mil.

Uma das casas destruídas foi a de Sara e Charles Rippey, onde viviam há 35 anos. O filho Mike — que estava em Londres no momento do incêndio — só voltou à casa dos pais na tarde de terça-feira na esperança de encontrar alguns objetos que pudesse guardar mas da casa pouco restava, relata o The New York Times: apenas umas partes da garagem e um Lexus antigo.

Vários carros foram destruídos pelas chamas (Foto de ROBYN BECK/AFP/Getty Images)

O fogo, que avança rapidamente, está longe de estar controlado. Os ventos fortes, o calor e o terreno seco dificultam o combate do bombeiros, que estão a trabalhar em turnos de 24 horas, explica o The New York Times: trabalham um dia e descansam outro.

Estes incêndios estão literalmente a avançar mais rápido do que os bombeiros conseguem correr”, explicou um deles ao mesmo jornal.

Cerca de 20 mil pessoas já foram retiradas das suas casas. “Se tiverem um sítio para ir, vão”, apelou o xerife da cidade de Sonoma, Rob Giordano, à CNN.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora