O presidente norte-americano assinou uma nova ordem executiva que representa mais um golpe no Obamacare, o plano de saúde lançado pelo seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama. Uma decisão que implica o fim dos subsídios às seguradoras que ajudam a cobrir as despesas médicas de milhões de cidadãos com baixos rendimentos ou sem capacidade financeira para pagarem seguros de saúde, o que está a ser visto como um ataque às classes mais baixas – precisamente as que Obama tentou proteger através do Affordable Care Act, explica o jornal The New York Times.

A medida, ainda sem prazo de execução, significa um corte de subsídios na ordem dos sete mil milhões de dólares este ano, revela o Washington Post. Em paralelo, Donald Trump anunciou outra medida que permite a criação e lançamento de planos de saúde alternativos com menos benefícios e menor proteção dos consumidores. O anúncio da medida foi amplamente divulgado pelo próprio presidente e, agora, também largamente comentado.

A reação das seguradoras não se fez esperar: estão contra o fim dos subsídios antecipando o impacto ainda desconhecido que isso terá na sua atividade e na sua saúde financeira. A justificação para cortar nos custos chegou via Twitter: “Chegou o momento de agir de forma a melhorar acesso, aumentar opções e ter custos mais baixos nos cuidados de saúde.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR