A plataforma Airbnb, que se dedica a intermediar o arrendamento temporário e online de quartos, casas e apartamentos, está cada vez mais preocupada em assegurar que as habitações listadas no respetivo site são cada vez melhores. Se por um lado quer oferecer empréstimos aos seus associados, para que estes realizem renovações nas casas, por outro, está envolvida na construção de um bloco de apartamentos no estado norte-americano da Flórida.

Os empréstimos fazem parte de um programa chamado “Airbnb Select”, ainda em fase de testes, que prevê incidir nas casas mais atraentes para turistas que estejam à procura de uma experiência em muito semelhante à de um hotel. A orientação, que faz parte do programa, pode ainda ser feita através de conselhos para melhorar o lar ou dicas para tirar as melhores fotografias. Os empréstimos em causa, de acordo com o que está pensado, serão reembolsados por via receitas de futuras reservas.

A isso acrescenta-se o facto de a plataforma estar a estabelecer parcerias para a criação de imóveis em vários locais ao redor do globo. Nos Estados Unidos poderá estar para breve a construção de 324 apartamentos nos arredores de Orlando. Os imóveis serão alugados por utilizadores da plataforma e o aluguer de curta duração será permitido durante metade do ano — em troca, a plataforma compromete-se a pagar parte da renda ao senhorio.

Escreve o britânico The Guardian que as alterações previstas afastam cada vez mais a plataforma do conceito original — que promovia a experiência de viver como um local — e podem ajudar a Airbnb a cimentar a sua posição enquanto alternativa aos tradicionais hotéis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR