O furacão Ophelia subiu a categoria 3, numa escala de 5, e estava às 15h00 locais a 355 quilómetros a sul dos Açores, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O furacão evoluiu para a categoria 3, mas em relação ao grupo oriental do arquipélago [ilhas de Santa Maria e de São Miguel], podemos dizer que se continua a prever vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora e rajadas superiores a 100 quilómetros/hora”, afirmou a meteorologista Elsa Vieira, da delegação regional dos Açores do IPMA, à agência Lusa. Segundo Elsa Vieira, às 15h00 locais (mais uma hora em Lisboa) o furação Ophelia estava a 355 quilómetros a sul dos Açores.

O IPMA colocou as sete ilhas dos grupos oriental e central do Arquipélago dos Açores sob alerta vermelho devido à possibilidade de chuva forte devido ao furacão Ophelia. “Os ventos em Santa Maria podem atingir entre 100 e 130 Km/hora”, afirmou o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional do IPMA, à SIC Notícias.

“O furacão Ophelia às 09h00 [locais, mais uma hora em Lisboa] era um furacão de categoria 2, encontrava-se a cerca de 430 quilómetros ainda a sudoeste da ilha de Santa Maria, deslocava-se para nordeste e prevê-se que por volta das 18h00 se encontre a cerca de 180 quilómetros a sul da ilha de Santa Maria”, disse o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

Segundo Carlos Ramalho, o furacão “deverá permanecer à volta desta categoria durante o dia”, dado que “pouco irá diminuir a sua intensidade, apesar de se encaminhar para águas um pouco mais frias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que se prevê é que o vento sopre com mais intensidade, associado ao ciclone tropical [designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5], nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria”, grupo oriental do arquipélago, adiantou.

Carlos Ramalho acrescentou que o vento “poderá atingir rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora na ilha de Santa Maria e até 100 quilómetros por hora em São Miguel”.

A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18h00 e as 24h00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12h00 e por um amarelo até esta hora. Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12h00 de hoje e as 06h00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12h00 e as 18h00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Previsões de 40 litros de chuva por metro quadrado

A interação entre o furacão Ophelia e uma superfície frontal fria nos Açores é o fator de maior preocupação para o IPMA. “O que nos preocupa mais neste momento em relação ao ciclone tropical [designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5] é a interação com uma superfície frontal que está a chegar ao grupo central”, afirmou Carlos Ramalho, segundo a Agência Lusa.

Segundo o meteorologista, a “interação destes dois sistemas deverá provocar muita precipitação” nos grupos central (Pico, Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa) e oriental (Santa Maria e São Miguel), o que justificou a emissão de aviso vermelho de precipitação para as sete ilhas.

“Estamos a prever chuva que numa hora poderá ter valores superiores a 40 litros por metro quadrado” declarou Carlos Ramalho, informando que hoje, entre as 07h00 e as 08:00 locais (mais uma hora em Lisboa), na ilha do Pico “já caíram 20 litros por metro quadrado” em apenas uma hora.

Questionado se a passagem de um furacão pela região é uma situação normal em outubro, Carlos Ramalho explicou que “o mês em que ocorre, com mais frequência ciclones tropicais no arquipélago dos Açores é setembro e de seguida outubro”.

“Portanto, estamos dentro da época normal dos ciclones tropicais”, afirmou, ressalvando que a conjugação de um furacão com uma superfície frontal fria “tem ocorrido com menos frequência” nos Açores.

Carlos Ramalho esclareceu que “nesta zona não é muito frequente” ter a superfície frontal a interagir com um ciclone tropical. O centro do furacão Ophelia deverá estar às 18h00 de hoje a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1 (a mais baixa), anunciou o IPMA na sexta-feira à noite.

Circulação condicionada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria

O Governo dos Açores condicionou a circulação rodoviária em vários troços de estrada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria devido ao “agravamento significativo do estado do tempo no arquipélago”.

Assim, a partir das 12h00 de hoje até às 10h00 de domingo (mais uma hora em Lisboa), na ilha de São Miguel está condicionado o troço regional entre a entrada nascente e a entrada poente das Feteiras, no concelho de Ponta Delgada, sendo a alternativa a estrada municipal, refere o Governo Regional em comunicado.

As vias de acesso à Lagoa do Fogo/Caldeiras (Ribeira Grande e Lagoa) e Tronqueira (Povoação e Nordeste) estão também condicionados. Acrescem os troços regionais entre a Achadinha e a Achada, entre a Feteira Grande e a Algarvia, e entre a Pedreira e Água Retorta, no concelho do Nordeste. Nestes casos as alternativas passam pela SCUT ou por estrada municipal. Em Santa Maria, estão condicionados os acessos à Maia e São Lourenço.

“Estes troços estarão sinalizados e deverão apenas ser utilizados por moradores ou em caso de extrema necessidade”, pede o Governo Regional.

O centro do furacão Ophelia deverá estar às 18h00 de hoje a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1 (a mais baixa), anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).