Uma menina espanhola de dois anos este perdida durante sete horas na região da Serra de Gredos em Ávila, província no centro de Espanha, e foi encontrada pela Guardia Civil a dormir agarrada ao seu cão, junto a uns arbustos. A menina, que se chama Enma, separou-se do pai, que a perdeu de vista, e foi encontrada a quatro quilómetros do local do desaparecimento.

Após ter sido dado o alerta, às 19h20, a Guardia Civil iniciou a busca junto dos pais, Proteção Civil e voluntários de várias vilas da região. Uma moradora de Gil-García, uma pequena localidade em Ávila, disse ter ouvido a menina e o cão a passar junto a sua casa. Lá perto, encontraram uma pegada de criança com a mesma marca dos sapatos em direção aos montes da serra, para onde seguiram.

Gil García, Espanha

O cão de Enma, Kie, um podengo andaluz, foi fundamental para a descoberta da menina. Passadas sete horas de buscas, a Guardia Civil ouviu um ladrar distante em resposta ao ladrar dos cães de busca. A equipa de resgate seguiu o barulho e acabou por encontrar Enma a dormir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À agência de notícias ICAL, Ricardo Salinas, um dos membros da equipa da Proteção Civil, disse que “se não fosse o cão” não teriam encontrado Enma, acrescentando que “não acreditaria” que uma menina de dois anos poderia aparecer a quatro quilómetros do local de desaparecimento “se não estivesse nas buscas”.

O sargento da Guardia Civil, Jorge Lopéz, o primeiro a avistar a criança, referiu ao Ávila Red que esta se encontrava “em forma de bola, a tremer e abraçada ao seu cão”, estava “tranquila e só tinha alguns arranhões”.