Do regresso de Kyrie Irving a Cleveland à grave lesão de Gordon Hayward, da estreia de Chris Paul pelos Houston Rockets ao triunfo frente aos campeões Golden State Warriors nos instantes finais, a NBA teve uma primeira jornada de loucos. Mas o momento mais louco de todos acabou por ter lugar nos bastidores.

“Os postes do Chicago Bulls Bobby Portis e Nikola Mirotic tiveram uma altercação física durante o treino de hoje. Como resultado do incidente, Mirotic sofreu uma concussão e fraturas maxilares. É provável que seja necessária cirurgia. Mirotic vai ficar de fora indefinidamente. Os Bulls estão a avaliar as ações disciplinares, será feito um update quando forem aplicadas”, divulgou a equipa através de um press release, numa altura em que já começava a correr a notícia da presença de Mirotic no hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, e como explica a Marca, o problema já vem da temporada transata, quando Portis ganhou mais minutos de jogo depois do castigo dos Bulls a Mirotic por se ter esquecido de um treino. “É difícil estar sentado a ver os outros jogarem, mas continuo preparado. Não me importa a posição em que jogue, convivo com jogadores mais altos e mais fortes do que eu e sou competitivo”, disse então Portis, jovem poste de 22 anos formado na Universidade de Arizona que fará a terceira temporada na NBA, mais um do que o espanhol nascido em Montenegro (que foi escolhido no draft de 2008 mas ficou até 2014 entre Real Madrid e Palencia).

Se a situação já não era fácil para o treinador Fred Hoiberg depois deste defeso, agora pior ficou: com as saídas de Jimmy Butler (trocado para Minnesota, com os Tiberwolves a cederem Kris Dunn e Zach LaVine, além de cedências de posição no draft), Dwayne Wade, Rajon Rondo ou Michael Carter-Williams, a equipa ficou bem mais fraca do que no ano passado, algo que nem as contratações de elementos como Justin Holiday (o melhor marcador na pré-temporada) deve conseguir disfarçar. E ainda agora a época está a começar…

Fred Hoiberg, que assumiu o comando dos Bulls em 2015, perdeu Mirotic e Portis antes da estreia (Maddie Meyer/Getty Images)