Afinal, esta chuva é de pouca dura. Um comunicado enviado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz que vai chover até sábado, mas que o sol regressa no domingo. E vem acompanhado com temperaturas que podem variar entre os 25 e os 30ºC. A seca vai continuar e o risco de incêndio vai voltar a aumentar, avisam os meteorologistas portugueses.

Foi na segunda-feira que a chuva e o frio chegaram a Portugal continental, mesmo a tempo de ajudar as autoridades a combater os incêndios que varreram o país no último fim de semana. Mas o tempo de outono só vai durar até sábado e apenas no norte e centro do país. O domingo vai fazer subir o mercúrio dos termómetros. Com ele desce também a humidade relativa, principalmente no interior do país.

De acordo com o IPMA, a chuva que dura desde 16 de outubro não vai ter “impacto significativo” na diminuição da situação de seca que o país vive. O risco de incêndio vai aumentar já a partir de sábado e vai manter-se até quarta-feira, 25 de outubro. No entanto, ainda não há alertas emitidos: o único aviso enviado pelos meteorologistas foi para a agitação marítima, que coloca 10 distritos portugueses em cuidados por causa da agitação marítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR