Prestes a chegar aos mercados europeus, o novo Dacia Duster, SUV compacto que desde o seu lançamento tem sido o modelo mais vendido da marca romena do Grupo Renault, não tem previsto o início da comercialização da 3ª geração no nosso país. Pelo menos não numa fase inicial, tudo porque tem mais de 1,10 metros de altura ao nível do eixo dianteiro, o que o atira para a mais dispendiosa classe 2 nas auto-estradas.

A decisão, revelou fonte da filial nacional da marca romena ao Observador, foi já tomada. Sendo que, acrescenta o mesmo interlocutor, o SUV, que é um dos mais acessíveis do segmento, só virá para Portugal caso as regras sejam alteradas, ou a Dacia adapte o modelo à legislação nacional.

No entanto e enquanto tal não acontecer, a decisão do importador foi já tomada e passa por não comercializar a nova geração de um modelo que, na verdade, tem vindo a conquistar um número cada vez maior adeptos entre nós. Mesmo com a garantia já assumida pelos responsáveis da casa-mãe de que o novo Duster pouco ou nada diferirá do actual em matéria de preços. Excepto nas portagens, que sobem sensivelmente para o dobro. Ou ainda mais, caso o Duster reboque um atrelado, por pequeno que seja, situação que o atira para classe 3, em companhia dos grandes camiões TIR.

Também por esse motivo, o responsável da filial nacional da Dacia ouvido pelo Observador deixou desde já certeza que, uma vez ultrapassada esta dificuldade, “serão, de imediato, divulgados os preços para Portugal e o novo Duster entrará em comercialização, também em Portugal”.

Fiquemos então à espera…

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