(Artigo atualizado com a mudança orgânica de duas Secretarias de Estado de Ministério)

O Presidente da República aceitou a nomeação de dois novos secretários de Estado, sendo que José Artur Tavares Neves terá a pasta da Proteção Civil, uma secretaria de Estado autonomizada, e Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro substitui Catarina Marcelino na pasta da Cidadania e Igualdade, que passa a estar na dependência da ministra da Presidência do Conselho de Ministros.

Depois das mudanças conhecidas no Governo, após a demissão da ministra da Administração Interna, o assumir da pasta por Eduardo Cabrita e a entrada de Pedro Siza Vieira para ministro Adjunto, foi a vez de serem indicados os novos secretários de Estado.

De acordo com a Presidência da República, dois secretários de Estado vão manter-se, um em cada Ministério. Isabel Oneto mantém-se como secretária de Estado adjunta e agora também da Administração Interna. Isabel Oneto foi deputada pelo Partido Socialista entre 2009 e 2015. Antes havia desempenhado os cargos de vereadora na Câmara Municipal do Porto (2001-2005) e de governadora civil do Porto (2005-2009).

O antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (2004-2015) Carlos Miguel mantém-se como secretário de Estado das Autarquias Locais, mas esta secretaria de Estado passará a estar na dependência do Ministério da Administração Interna, ou seja, continua sob controlo de Eduardo Cabrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os novos dois nomes são os de José Artur Tavares Neves, antigo presidente da Câmara de Arouca, que passa a ser secretário de Estado da Proteção Civil, uma pasta que não existia na anterior configuração do governo de António Costa.

José Artur Neves substitui Jorge Gomes (tinha a pasta da Administração Interna e irá regressar ao Parlamento), e foi presidente da Câmara de Arouca até às eleições autárquicas deste ano e também secretário da assembleia-geral do Banco BIC. Era um dos presidentes de Câmara impedidos de se recandidatar devido às regras de limitação de mandatos.

A Professora e investigadora da Universidade de Coimbra, Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, irá substituir Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade. Rosa Monteiro fazia parte do gabinete do ministro Adjunto desde janeiro de 2016, altura em que foi nomeada como técnica especialista. Mas a pasta que terá a cargo deixará de estar na dependência do ministro Adjunto, agora Pedro Siza Vieira, e passará para a estar sob a alçada da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Os quatro secretários de Estado tomam posse este sábado, às 9h30.