O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se esta sexta-feira confiante de que, na reunião de Conselho de Ministros de sábado, seja encontrada “uma solução expedita que corresponda aos anseios” dos familiares das vítimas dos incêndios.

Em declarações aos jornalistas à saída de uma visita ao hospital de Viseu, Marcelo Rebelo de Sousa disse que terá havido um acordo “nas conversas havidas entre os familiares das vítimas de Pedrógão e o Governo”.

“Penso que, portanto, estão criadas as condições para, na reunião de amanhã [sábado] do Conselho de Ministros, como o primeiro-ministro tinha dito, se encontrar uma solução expedita que corresponda aos anseios, à vontade, dos familiares das vítimas”, frisou.

Para o Presidente da República, isso terá “uma dupla vantagem: ser uma forma rápida” e também “participada pelos próprios diretamente envolvido nessa dor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isso parece-me um facto a sublinhar com apreço. É bom haver essa rapidez na sequência das reuniões desta semana”, salientou.

O Presidente da República disse também que a questão do voluntarismo na Proteção Civil vai ser discutida no Conselho de Ministros de sábado e alertou que a existência de época de incêndios definida “deixou de ter razão de ser”.

Em Nelas, no distrito de Viseu, no âmbito de um conjunto de visitas que está a realizar após os incêndios do fim de semana, que mataram pelo menos 43 pessoas, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu o trabalho dos bombeiros e lembrou que estas pessoas, que são na sua maioria voluntários, desempenham missões ao longo de todo o ano.

“Agradecer, em nome de todos os portugueses. É muito importante aqui estar. As pessoas lembram-se deles nestas alturas [de incêndios], mas eles existem todo o ano, em outras missões. Infelizmente, há outros problemas, que não são só no verão, são também no inverno. E mesmo a ideia de que há um período de incêndios já deixou de ter razão de ser, como acabámos de verificar neste fim de semana”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República disse também ter a certeza que todas as autoridades “estão atentas aos seus problemas [dos bombeiros], às suas necessidades, ao seu estatuto e àquilo que é preciso fazer para os incentivar e criar melhores condições para cumprirem a sua missão”, que “é uma missão insubstituível”.

Questionado sobre o facto de a Proteção Civil estar assente no voluntarismo, Marcelo Rebelo de Sousa remeteu para o Conselho de Ministro extraordinário de sábado.

“Tenho a certeza que o Conselho de Ministros, com o Governo já com os dados disponíveis [de vários relatórios], e conhecendo como eu conheço, como os autarcas conhecem, o tipo de desafios que se colocam em termos de Proteção Civil aos bombeiros, quer em intervenções urbanas, quer na floresta e que se ligam muitas vezes, quer noutras intervenções, tenho a certeza que isso vai ser tratado no Conselho de Ministros”.

Marcelo Rebelo de Sousa deve ainda visitar esta sexta-feira os concelhos de Seia e de Carregal do Sal.