Os Estados Unidos condenam a decisão do Governo do Presidente Nicolás Maduro de obrigar os governadores a submeter-se à Assembleia Constituinte (AC) e instaram Caracas a realizar uma auditoria completa dos resultados. “Os EUA condenam a última ação antidemocrática do Governo venezuelano de exigir que os governadores recém eleitos se submetam à ilegítima AC, para assumir o cargo”, explica um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

Segundo o documento “é alarmante o uso desta instituição (AC) ilegítima e paralela para fazer-se carga das autoridades constitucionais do país”. “Esta manobra, depois das fraudulentas eleições de 15 de outubro, é outro exemplo do autoritarismo do regime de (Nicolás) Maduro e do desprezo pela vontade do povo venezuelano”, afirma.

O comunicado conclui explicando que os EUA apoiam “uma auditoria eleitoral completa, por entidades credíveis, reconhecidas internacionalmente, e o estabelecimento de um Conselho Nacional Eleitoral independente”.

A 15 de outubro último, os venezuelanos foram às urnas para eleger os governadores para 23 Estados do país. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela foram eleitos 18 governadores afetos ao regime e 5 opositores. A oposição dizem que as eleições decorreram irregularmente e questionam os resultados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR