O secretário de Estado dos Transportes britânico, Chris Grayling, apresentou a chamada Automated and Electric Vehicles Bill, que se traduz por um conjunto de propostas relacionadas com a mobilidade do futuro, ou seja, eléctrica e autónoma. O projecto de lei é hoje apreciado na Câmara dos Comuns.

Caso venha a ser aprovado, o projecto de lei tem como nota de destaque a intenção de tornar obrigatória a disponibilização de pontos de recarga para veículos eléctricos e híbridos em todos os postos de abastecimento e estações de serviço do país, prevendo ainda o financiamento para a instalação de pontos de recarga em áreas residenciais.

No domínio dos carros autónomos, a tónica vai para a definição de novas apólices de seguro, com o intuito de, por um lado, enquadrar legalmente esta nova realidade e, por outro, abrir caminho para que as estradas do Reino Unido possam ser palco de testes de veículos equipados com tecnologias de condução autónoma. Até para, mais rapidamente, se permitir a comercialização ao público de automóveis com sistemas mais avançados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR