A agência espacial norte-americana está em vésperas de enviar para Marte a missão InSight, um programa que pretende enviar uma estação que estude as características mais profundas da geofísica do planeta. Mas o que torna a nova missão da NASA especial não é apenas o facto de estar concebido para “medir o pulso” ao Planeta Vermelho: é que, a bordo da InSight, a NASA vai enviar os nomes de qualquer pessoa que preencha o formulário. Mas apresse-se: tem até 1 de novembro para o fazer.

Esta não é a primeira vez que a NASA coloca as pisadas de quem não sai da Terra em solo marciano. Na época da missão Orion, enviada para Marte em dezembro de 2014 “por toda a humanidade na viagem” para o planeta, a NASA já tinha inserido 1,3 milhões de nomes vindos de qualquer país do planeta num microchip de silicone com 0,8 centímetros de aresta. Isso foi possível através da tecnologia desenvolvida no Laboratório de Microdispositivos da NASA, onde os engenheiros utilizaram um feixe de eletrões para escrever letras que são mil vezes mais pequena que a espessura de um fio de cabelo. Agora, a proeza repete-se: a agência espacial vai criar dois microchips que já têm quase 2 milhões de nomes inscritos. Todos os nomes enviados até 1 de novembro, depois de validados, seriam enviados para Marte em maio de 2018.

Se não escreveu o seu nome no microchip da missão Orion, basta enviar para a NASA o seu primeiro e último nome, o país onde vive e um e-mail de contacto. Depois disso vai receber um passaporte personalizado. Caso já tenha participado na missão Orion, provavelmente já tem esse passaporte consigo. Nesse caso, basta inserior o seu último nome e o e-mail de contacto que utilizou em 2014 para “acumular milhas” — a NASA pretende repetir esta experiência em várias missões — e aceder ao passaporte se o tiver perdido. Faça tudo isso a partir deste link. Explorando esse site pode convidar outros amigos a entregarem o nome ou perceber quantas pessoas de cada país vão participar na missão. Em Portugal, por exemplo, quase 12 mil pessoas já enviaram o nome para a NASA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR