Atualizado às 15h30 com a distribuição dos municípios por base logística.

Setenta e duas toneladas de ração e alimentos para animais domésticos vão ser distribuídos esta quarta-feira junto das populações e produtores afetados pelos incêndios deste ano.

Numa primeira fase, e depois de um levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vão ser distribuídas 48 toneladas em Vila Nova de Poiares e 24 toneladas em Tondela. O objetivo é, ao longo dos próximos dias e consoante as necessidades, chegar aos 37 municípios que foram sinalizados como tendo animais com falta de alimentos.

Para facilitar o acesso aos alimentos, o Ministério da Agricultura criou cinco bases logísticas de armazenamento e distribuição localizados em Gouveia, Monção, Tondela, Vagos e Vila Nova de Poiares. Cada Câmara Municipal, com meios próprios ou com o apoio dos militares, fará chegar os alimentos aos municípios e aos produtores. Os produtores também poderão ir buscar o alimento diretamente à base logística.

Agregação de municípios por base logística (Fonte: MAFDR)

A distribuição dos alimentos será controlada com base na informação existente no Ministério da Agricultura. Todos os produtores devem ter os seus animais registados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA), logo a quantidade de alimentos a entregar será baseada no número de cabeças de gado de cada produtor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR