A coligação liderada pelos Estados Unidos informou esta sexta-feira que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos entre as duas partes.

O coronel Ryan Dillon declarou que a coligação foi informada do cessar-fogo na manhã de sexta-feira e que os oficiais da coligação estão a incentivar os dois lados a garantir que este acordo “não será apenas temporário”.

Os conflitos surgiram entre as forças lideradas por Bagdad e as forças curdas, conhecidas como peshmerga, no início deste mês, quando os militares do Iraque retomaram Kirkuk.

Rica em petróleo, a cidade de Kirkuk é um dos principais focos de discórdia entre Erbil (capital do Curdistão iraquiano) e o Governo de Bagdad.

O referendo curdo que apoiou a independência do Curdistão, realizado em setembro, também provocou tensões entre a minoria curda e o Governo iraquiano, bem como em toda a região.

O cessar-fogo acontece depois de mais de duas semanas de confrontos e de avisos da coligação de que esta disputa estava a distrair os dois lados da luta contra o Estado Islâmico, que atua no norte do Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR