O palmarés do FC Porto passa a contar com dois títulos de campeão mundial de clubes de futebol, na sequência da decisão da FIFA de reconhecer como campeãs as equipas que conquistaram a Taça Intercontinental, entre 1960 e 2004.

No comunicado final do conselho da FIFA, que decorre em Calcutá, na Índia, o organismo máximo reconhece como campeãs mundiais de clubes “todas as equipas europeias e sul-americanas que venceram a taça Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004”.

O FC Porto conquistou duas vezes o troféu, que opunha o vencedor Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões ao da Taça dos Libertadores da América.

Em 1987, os ‘dragões’ venceram, em Tóquio, o Peñarol, por 2-1, após prolongamento.

Em 2004 voltaram a conquistar a Taça Intercontinental, impondo-se aos colombianos do Once Caldas no desempate por grandes penalidades (8-7), após um dramático empate sem golos no final de 120 minutos de jogo.

Em 43 edições da competição, que acabou por ser substituída pelo Mundial de clubes, as equipas sul-americanas conquistaram 22 títulos, enquanto as europeias alcançaram 21.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR