O lucro da Total atingiu os 7.610 milhões de dólares (6.544,4 milhões de euros) nos primeiros nove meses deste ano, mais 35% face a igual período do ano passado, devido, nomeadamente, à subida do preço do barril petróleo.

Para este aumento do resultado líquido também contribuiu a produção própria de petróleo por parte da petrolífera francesa, refere em comunicado.

Mas o principal parâmetro para esta evolução foi o aumento do preço médio dos hidrocarbonetos em 22%, em dólares, na comparação com idêntico período de 2016, em 24% no caso do brent e em 17% no gás.

Além disso, a produção de hidrocarbonetos da Total aumentou 4%, para cerca de 2,55 milhões de barris por dia, em média, nos primeiros nove meses deste ano, face a igual período do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O resultado operacional líquido da multinacional atingiu os 8.577 milhões de dólares (7.376,5 milhões de euros), menos 27% que em igual período do ano passado.

O presidente da Total, Patrick Pouyanné, considerou que os resultados alcançados no terceiro trimestre “tiraram partido de uma envolvente mais favorável graças à eficiência do modelo integrado [da companhia] e da sua estratégia”.

A petrolífera francesa Total opera em Portugal através de uma filial.