O Governo das Honduras afirmou na sexta-feira que “não reconhece a declaração unilateral de independência emitida por uma parte do Parlamento Catalão”.

“As Honduras declaram que não reconhecem as declaração unilateral de independência emitida por uma parte do Parlamento catalão de acordo com o direito internacional”, indica um comunicado da Secretária de Relações Exteriores e Cooperação Internacional do país centro-americano.

Além disso acrescenta que as Honduras “expressam a sua preocupação pela situação que atravessa o Reino de Espanha”.

Por outro lado, “faz um apelo à unidade, confiando que o Governo espanhol e as suas instituições democráticas vão fazer prevalecer o Estado de Direito, a ordem constitucional e a democracia, garantindo sempre os direitos e liberdades de todos os cidadãos”.

As Honduras juntam-se assim a outros países centro-americanos e de outras partes do mundo que manifestaram a rejeição da independência da Catalunha, demonstrando o seu apoio à unidade de Espanha.

O parlamento regional catalão aprovou na sexta-feira a independência da Catalunha, com 70 votos a favor, 10 contra e dois votos em branco.

Pouco depois, o senado de Espanha autorizou, por maioria absoluta, o governo de Madrid a aplicar o artigo 155.º da Constituição, que suspende a autonomia da região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR