Rádio Observador

Barack Obama

Obama foi convocado para ser jurado. E deverá comparecer em tribunal

310

O antigo presidente dos EUA foi convocado para ser jurado no próximo mês num tribunal do estado de Illinois e tudo indicada que irá cumprir o seu dever.

Barack Obama já foi convocado para ser jurado em 2010

Alex Wong/Getty Images

Barack Obama foi convocado para ser jurado num tribunal no condado de Cook, no Estado de Illinois. E tudo indica que o ex-presidente dos Estados Unidos tenciona cumprir o seu dever.

“Ele deixou claro, através do seu representante, que iria cumprir o seu dever enquanto cidadão e residente desta comunidade”, afirmou o juiz Tim Evans, citado pelo jornal Chicago Tribune.

Qualquer cidadão norte-americano com mais de 18 anos e que nunca tenha sido condenado pode ser chamado para ser jurado. Após a convocação, pode ou não ser selecionado para fazer parte do júri, que irá participar num julgamento. No condado de Cook, as pessoas recebem 17,20 dólares (cerca de 15 euros) por cada dia de serviço.

Obama deverá exercer o seu dever já no próximo mês, mas ainda não foi avançada uma data concreta nem o tribunal específico.

O antigo presidente, que tem uma licenciatura em Direito pela Universidade de Harvard, irá acompanhado da sua equipa de segurança, pelo que o tribunal terá de ter isso em conta e fazer os devidos ajustes. De acordo com o juiz, a sua segurança será uma prioridade.

Apesar de viver em Washington, Barack Obama manteve a sua casa em Chicago, daí ter sido convocado para um tribunal no estado de Illinois. E não é a primeira vez que é convocado: já aconteceu em 2010, mas não prestou serviço como jurado, refere o jornal inglês The Guardian.

O ex-presidente não é, contudo, a primeira figura pública a cumprir o seu dever de jurado. A apresentadora Oprah Winfrey já o fez, em 2004, e no mesmo condado que Barack Obama. Também George W. Bush também foi convocado, em 2015, para ser jurado num tribunal em Dallas (Texas), mas acabou por não ser selecionado.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rporto@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)