O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, escolheu Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo de Espanha, para presidir ao executivo catalão até à realização das próximas eleições na Catalunha.

A informação foi publicada no Boletim Oficial do Estado e mereceu o destaque natural de vários órgãos de comunicação social espanhóis. Com esta decisão, Sáenz de Santamaría sucede formalmente a Carles Puigdemont, afastado do cargo na sequência da declaração unilateral de independência.

Os ministros do Governo de Madrid serão responsáveis pelas diferentes pastas governativas que ficaram vagas depois do afastamento do executivo catalão. Como explica o El Diario, as diferenças orgânicas entre os dois governos não permitem a transferência direta de pastas, pelo que muitas competências passam agora a ser partilhadas entre vários Ministérios.

Na nota oficial publicada pelo Executivo espanhol, Rajoy fez questão de deixar claro que todas as competências do novo governo interino da Catalunha vão respeitar o quadro legal atualmente em vigor para a região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com esta decisão, Madrid passa também a regular as instituições e as agências que estavam sob a dependência do governo da Catalunha. Os órgãos com a pasta da comunicação social, por exemplo, passam estar sob a alçada direta de Sáenz de Santamaría.

Ainda durante a noite de sexta-feira, o Governo de Mariano Rajoy decidiu afastar o diretor-geral dos Mossos d’Esquadra, Pere Soler, para tentar conter a corrente pro-independência na polícia da Catalunha.

Com estas medidas, o Governo espanhol passa a ter controlo direto sobre praticamente todas as instituições da Catalunha, esvaziando temporariamente as competências autónomas do governo regional.