A Mercedes-Benz reforça a família Classe E com a introdução de uma nova motorização, que procura conjugar as performances dos motores a gasolina com a poupança tradicional dos blocos a gasóleo – um quatro cilindros 2,0 litros a gasolina, apoiado por um sistema eléctrico de 48V. Propulsor que, nesta fase inicial, passa a estar disponível apenas nas variantes de duas portas.

Segundo o fabricante, este novo propulsor, internamente conhecido como M 264, conta com turbocompressores twin-scroll, preparados para garantir “uma resposta verdadeiramente desportiva”. Nomeadamente, através da oferta de uma potência máxima de 299 cv às 5.800 rpm, assim como de um binário máximo de 400 Nm, às 3.000 rpm.

No entanto, aquilo que verdadeiramente distingue este 2,0 litros é a introdução de um sistema eléctrico de apoio de 48V, com alternador para arranque eléctrico e bomba de água. E que, intervindo até às 2.500 rpm, garante um aumento na potência disponível a rondar os 14 cv e os 150 Nm de binário, com o alternador (a que a marca deu o nome de “EQ Boost”) a contribuir não só para melhores acelerações, mas também para um arranque do motor e aceleração “quase imperceptíveis”.

Evolução da espécie. Novo Classe E Coupé já é oficial

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O novo motor M 264 está também preparado para se desligar mais vezes, sempre que a sua intervenção não seja necessária, nomeadamente na desaceleração ou quando a velocidades de cruzeiro estabilizadas – também aqui como forma de poupar combustível. Razão pela qual consegue, no coupé, médias oficiais de apenas 6,7 l/100 km em trajecto combinado, com emissões de 149 g/km, ao passo que no ligeiramente mais pesado Classe E Cabriolet os consumos são de 6,8 l/100 km, com 154 g/km de emissões de CO2.

Com a denominação comercial E350, o novo quatro cilindros 2,0 litros é proposto com caixa automática de nove velocidades, além de com o limitador de velocidade máxima fixado nos 250 km/h. Com o Coupé a mostrar-se, mais uma vez, mais rápido que o Cabriolet na aceleração dos 0 aos 100 km/h, cumprindo-a em 5,9 segundos, ou seja, em menos 0,2 segundos que o “irmão”.

Novo Classe E Cabrio chega no Verão

Para já disponível na Alemanha, onde tem como preços 59.738€ (Coupé) e 65.212€ (Cabriolet), o Classe E passa também a contar com duas novas cores (Rubellite Red e Diamond Silver), além de novas aplicações em alumínio. Ao passo que o descapotável, pode ser encomendado, igualmente, com um Night Package, sinónimo de uma série de elementos a negro.

Importado do Classe S, surge ainda o Energizing Comfort Control, sistema que garante seis programas de 10 minutos seleccionáveis pelo condutor, alterando aspectos como a climatização, a luz ambiente, o tipo de massagem proporcionada pelos bancos e o tipo de fragrâncias que inundam o habitáculo. Tudo com o único objectivo de relaxar quem viaja no seu interior.