A partir do próximo ano, a formação financeira vai ser lecionada em todas as escolas, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, estando em preparação a formação de professores, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado da Educação, João Costa.

Não nos passa pela cabeça que um aluno passe 12 anos pela escola [do 1º ao 12º ano] sem adquirir conhecimentos relacionados com a formação financeira ou a educação rodoviária“, afirmou o governante, numa sessão solene onde foram anunciados os vencedores da 6.ª edição do concurso de literacia financeira “Todos Contam”, na Escola EB 2,3 de Fernando Pessoa, em Lisboa.

O plano do Governo é, segundo o secretário de Estado, formar ainda este ano um coordenador de cidadania e desenvolvimento “em cada escola”.

João Costa lembrou que atualmente a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento já é lecionada em 235 escolas, no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, mas a partir do próximo ano a disciplina vai ser alargada a todas as escolas do país.

A cerimónia desta segunda-feira marcou ainda o arranque da Semana da formação Financeira 2017, uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) enquadrada no Plano Nacional de Formação Financeira, e a entrega dos prémios da 6.ª edição do concurso que distingue, anualmente, os melhores projetos de educação financeira nas escolas.

Presentes na cerimónia estiveram também representantes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e do Banco de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR