A produção industrial aumentou 2,8% em setembro na comparação com igual mês do ano anterior, mas o ritmo de crescimento abrandou face a agosto, mês em que subiu 10,4%, avançou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.

Todos os grandes agrupamentos industriais deram contributos positivos para a subida do índice de produção industrial, segundo o INE, “ainda que inferiores” aos observados em agosto. Os agrupamentos de bens intermédios e de energia foram os que mais contribuíram para o índice agregado, com uma variação homóloga de, respetivamente, 2,4% em setembro (10,1% no mês anterior) e de 4,5% (15,7% em agosto).

O contributo do agrupamento de bens de investimento foi de 4,4% em setembro em termos homólogos, contra 21,4% no mês de agosto. A variação mensal do índice de produção industrial, por sua vez, registou uma queda de 6,7% em setembro, quando se verificou um aumento de 4,7% em agosto.

O agrupamento de energia, por sua vez, apresentou o contributo “mais influente” para a variação do índice total, devido à queda mensal de 11,2% em setembro, contra 1,9% registado em agosto. Já o agrupamento de bens de investimento registou uma variação mensal negativa de 12,1%, face a um crescimento de 17% no mês precedente, enquanto o de bens intermédios recuou 2,4% (-1,8% no mês anterior).

O INE refere também que o índice agregado registou uma variação homóloga de 6,3% no terceiro trimestre deste ano, quando esta tinha sido de 2,4% no segundo trimestre do ano. “Todos os grandes agrupamentos industriais [bens intermédios, energia e investimento] registaram taxas de variação positivas”, salientou o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR